sexta-feira, 16 de abril de 2010

Apartamento alugado!


Após 1 semana de muita procura e por tabela muita decepção, acabamos alugando um apartamento em Île-des-Souers, também conhecida como Nun's Island ou Ilha das Freiras.

No começo estávamos procurando um apartamento de 2 quartos (4 1/2 ou 2 bedroom) perto do metro, nas proximidades do centro e de Westmount. Visitamos mais de 20 prédios e o que pudemos constatar foi que bons apartamentos 4 1/2 são dificeis nesta região, pois não havia disponibilidade, e que os que estavam disponíveis eram geralmente mal conservados. Mas se a pessoa estiver procurando um 3 1/2 a história é diferente, pois a oferta é muito maior.

Após esta constatação resolvemos mudar de região. Seguimos a sugestão de uma amiga e fomos conhecer a Île-des-Soeurs.

A ilha é encantadora, com muitas áreas verdes e opções de lazer para a familia. Um lugar muito lindo, nem parece mas está colado em Montreal, a poucos minutos de distância do centro, com 2 linhas de ônibus (12 e 168), uma escola primária, 2 supermercados (IGA e Provigo), um posto de saúde e outros comércios.

Ouvi de 2 brasileiros e de um canadense que as pessoas que moram na ilha depois não querem mais sair de lá. E é esta a impressão que tenho. :-)

Dica: se vc tem interesse em ver apartamentos na ilha, ligue para a Structure Métropolitaines, marque um rendez-vous. Esta empresa gerencia centenas de apartamentos na ilha e é a melhor, quase única, opção para alugar apartamentos.

Tradução da carteira de motorista

Para dirigir no Canadá, o brasileiro necessita ter uma carteira de motorista internacional ou traduzir a brasileira. De posse de um documento válido, a pessoa poderá transitar durante 3 meses.

Para realizar a tradução da carteira de motorista em Montreal, "basta" ir ao consulado do Brasil com uma ordem de pagamento no valor de CAD 21,00 e aguardar 5 dias úteis.

O endereço do consulado brasileiro em Montreal é: 1, Westmount Square, suite 1700, Tel: (514) 499 0968/69/70; Fax: (514) 499 3963. Para chegar de metro: pegar a linha verde, descer na estação Atwater, pegar a saída Westmount Square, entrar na praça (um pequeno comércio) e dobrar a esquerda, pegar o elevador no segundo corredor do lado esquerdo, descer no 17o andar. Horário de funcionamento: 15:00 - 16:30.

Documentos necessários: passaporte e carteira de motorista.

Dica: como o consulador não aceita dinheiro e cartão de crédito, passe antes no banco e solicite uma ordem de pagamento (money order) em nome do Consulado Geral do Brasil (ou Consulate-General of Brazil, ou Consulat Général du Brésil) no valor de CAD 21,00. Se for mais de uma carteira de motorista, multiplique o valor pelo número de carteiras a serem traduzidas. Desta forma vc não precisará ir no consulado, depois ir no banco e depois voltar novamente no consulado.

domingo, 11 de abril de 2010

Curitiba - Montreal

A aventura do feriadão de Páscoa foi arrumar as malas e fazer as últimas despedidas. No sábado descobrimos que precisávamos de mais uma mala e fomos até a Le Postiche do Shopping Curitiba.
O vôo estava marcado para às 15:15 e as malas ficaram prontas na madrugada. Acordamos cedo e resolvemos as últimas pendências antes de partir. Liguei para o HSBC cartões e comuniquei que estávamos indo viajar para termos direito ao seguro viagem. Tomamos banho, nos arrumamos e por volta de 12:00 a van que alugamos estava chegando. Como o motorista não removeu os bancos da van, tivemos um trabalho extra para colocar as 8 malas de 32 Kg dentro da van. Passados alguns minutos já estávamos prontos para começar nossa odisséia.
Chegamos às 13:10 no aeroporto e nos dirigimos ao balcão da TAM. Como o destino final era internacional fomos para uma outra fila praticamente vazia. Fiz a pesagem das malas, praticamente todas com 32 Kg, e peguei o papel para pagar o excesso de bagagem ($120 x 2). Após 30 minutos de fila no outro balcão da TAM, consegui finalmente pagar a taxa de excesso de bagagem e retirar os cartões de embarque. Como o bilhete era da AirCanada o processo teve que ser feito manualmente e uma cópia do recibo seria entregue em SP no balcão da AirCanada.
Alguns amigos (Lu, Lilian e Dudu) foram ao aeroporto garantir que estávamos realmente indo embora :-) e nos confortar. Como manda o protocolo a mulherada promoveu uma choradeira, com muitos abraços e promessas de visita em breve.
O vôo Curitiba - SP saiu no horário e por volta de 16:15 estávamos em Guarulhos, conferindo se as nossas bagagens não apareceriam por engano na esteira de bagagens. Dirigimo-nos ao guichê da AirCanada e pegamos a pequena fila para checkin sem bagagem a despachar. O vôo estava cheio e não foi possível remarcar os lugares para ficarmos mais próximos da classe executiva. Como chegaríamos às 5:45 e nossa conexão para Montreal estava marcada para 7:00, queríamos ficar mais próximos da saída.
Jantamos no McDonalds para a alegria do nosso filho Renato de 5 anos e por volta das 6:30 caminhamos para o embarque. Raio-X, policia federal e 30 minutos depois estávamos esperando o vôo das 20:10 para Toronto.
O vôo da AirCanada saiu atrasado, mas a previsão de chegada continuou a mesma (5:45). Como estávamos em 3, nossos assentos foram marcados para o meio do avião, longe das janelas e do ar condicionado. Distribuiram o formulário para entrega na chegada ao Canadá (um por família), serviram o jantar (chicken or beef) e a maioria das pessoas foi dormir. Eu estava agitado e só consegui dar um cochilo de 1 hora. Vi 4 filmes durante o vôo, New Moon, Couples Retreat, Up in the Air e Blind Side, e recomendo somente o último. Aproximadamente 1:30 antes da chegada a Toronto foi servido o café da manhã (omelhete or kirche) e meu estômago já começou a dar sinais de nervosismo.
Desembarcamos por volta das 5:45 e fomos o mais rápido para a alfândega, e de lá encaminhados para a imigração. O agente pediu nossos passaportes e formulários de imigração, perguntou se os dados (nome, data de nascimento, número de passporte) estavam corretos e se tínhamos um endereço no Canadá. Informei o endereço dos meus amigos e o agente perguntou quanto tempo ficaríamos no endereço. Como eu disse que ficaria no endereço por 1 mês o agente me deu um formulário para mudança de endereço e explicou-me como proceder. Vc pode preencher o formulário manualmente e enviá-lo via fax ou online.
Por volta de 6:15 saímos da imigração e descemos a escada rolante para pegar nossas bagagens. Para transportar a bagagem até o despacho da conexão tínhamos a opção de pagar $20 para um carinha carregar ou $2 por carrinho e levarmos by ourselves. Já incorporando o espirito canadense resolvemos levar a bagagem por conta própria e fomos aos trancos e barrancos levando 3 carrinhos com 2 pessoas até o despacho da conexão. Passamos pela inspeção de bagagem e chegamos por volta de 6:30 no despacho para Montreal, mas já era tarde demais. O agente da AirCanada informou que não seria possível pegar o vôo das 7:00, nem o das 7:30 e nos colocou no vôo das 8:00.
Reetiquetamos nossas malas, pois perdemos a conexão e despachamos nossas malas para Montreal. Demoramos uns 40 minutos para passar pelo raio-x e entrarmos na área de embarque para Montreal, o que nos deu pouquíssimo tempo antes do embarque. Banheiro, ligação com cartão de crédito para avisar os amigos que tomaríamos o próximo vôo e pronto, já estávamos embarcando para Montreal.
Viagem tranquila e rápida, com serviço de bordo oferencendo bolacha e bebida. O fone de ouvido (headset) no vôo nacional custa $3, então é bom guardar o fone que é dado no vôo internacional. Chegamos por volta de 9:00 e fomos muito bem recebidos pelos nossos pacientes amigos (Daniel, Lia e Candré).
Passados os abraços e fotos, saquei um dinheiro no ATM do Bank of Montreal (BMO) para o taxi, dividimos as malas entre o carro do amigo e o taxi. Ao pegar o taxi informamos o número de pessoas, bagagens e o destino final (Laval).
A corrida de taxi saiu aproximadamente $40, $45 com a gorjeta.
Como o prédio não tem elevador, transportamos as oito malas de 32 Kg pelos quatro lances de escada até o apartamento, realizamos uma pequena pausa para pipi stop e hidratação e já saimos para conhecer a cidade, solicitar o NAS e Assurance Maladie, comprar Opus card e celulares. Nossa amiga Lia estava de folga, então tínhamos que aproveitar. :-)
O primeiro dia foi corrido, mas muito produtivo pois conseguimos fazer tudo o que havíamos planejado (NAS, Assurance Maladie, celulares e Opus).


Gostaria de ter escrito este relato antes, mas as coisas realmente voam quando chegamos. É tanta coisa para fazer, ver, se informar, conhecer, que a primeira semana passa muito rápido.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Acertando as contas com a Receita


Os imigrantes que deixam o país em caráter temporário ou permanente não podem se esquecer de regularizar sua situação junto a Receita Federal.

Conforme foi falado no Pantoute, as regras da Receita mudaram este ano e agora temos basicamente as seguintes regras:
  • Comunicação de Saída Definitiva do País: quem sai em caráter definitivo tem até o último dia de fevereiro do ano seguinte; em caráter temporário o prazo é até o último dia de fevereiro do ano seguinte ao periodo de ausência.
  • Declaração de Saída Definitiva do País: quem sai em caráter definitivo tem até o último de abril do ano seguinte; em caráter temporário o prazo é até o último dia de abril do ano seguinte ao periodo de ausência.
Mais informações estão disponíveis no site da Receita Federal.

Tentei baixar os programas mas os mesmos ainda não estão disponíveis. Acredito que só a partir de Maio.