segunda-feira, 15 de agosto de 2011

É bom verificar o Histórico de Crédito


Após mais de um ano de Canadá e pagando as contas em dias, eu imaginava que teria um histórico de crédito razoável e que conseguiria fazer um segundo cartão de crédito sem qualquer problema... Ledo engano!
Após duas tentativas frustradas resolvi investigar como andava o meu histórico de crédito e descobri que estava tudo errado.
Tenho dois nomes, dois sobrenomes e um "de" antes do último sobrenome (e.g. Pedro Paulo Pinta da Silva), mas no Canadá optei por utilizar somente o primeiro nome e último sobrenome (e.g. Pedro Silva). O que era para ser uma simplificação acabou se transformando numa baita complicação.
Minha conta no HSBC Canadá foi criada ainda no Brasil e o nome utilizado foi o nome inteiro / completo; a conta de telefone celular foi criada baseada no cartão de crédito do HSBC e o atendente da loja colocou meu nome como "Pedro da Silva"; e para as outras contas foi utilizado o nome simplificado.
As instituições repassaram as informações sobre pagamento para as agências de crédito e como eu apresentava vários nomes, foram criados vários arquivos de crédito mas sem qualquer ligação entre eles.
Então quando eu solicitei um cartão de crédito para "Pedro Silva", as instituições verificaram o meu histórico, não acharam nenhuma renda, nenhum cartão de crédito e recusaram o meu pedido.

Como resolver o problema?
As agências de crédito do Canadá, Equifax e Trans Union, podem fornecer gratuitamente uma vez por ano uma cópia do seu relatório de crédito.
No caso da Equifax o pedido pode ser feito por telefone, correio ou fax. Mais informações de como fazer o pedido estão disponiveis neste link.
Após receber o relatório de crédito verifique se os seus dados (nome, sobrenome, endereço e data de nascimento) estão corretos e se as seguintes informações constam no seu relatório: SIN/NAS, carteira de motorista e pagamentos de contas (cartão de crédito, leasing, telefone, ...).
Anote tudo que está errado e faltando e ligue para a instituição de crédito responsável pelo seu relatório. O atendente irá localizar seus arquivos e lhe dará instruções de como escrever uma carta / fax solicitando a correção dos erros e combinação do múltiplos arquivos de crédito.
No caso da Equifax o número do telefone está disponível na última folha do relatório na mesma folha onde aparece o número do seu arquivo (Equifax Unique Number).
Os dados serão corrigidos e após uma semana um novo relatório de crédito será enviado pelo correio.