Massssssss, como o objetivo principal do blog é registrar nossos passos ao longo tempo para que num futuro não muito distante consigamos lembrar como tudo aconteceu, aqui vai um balanço destes 2 meses de Montreal.
Primeiro Mês
O primeiro mês foi uma loucura loucura loucura. Chegamos no dia 06/04 por volta das 9:00 no aeroporto de Montreal e na hora do almoço já estávamos comprando o Opus Card, depois demos entrada no NAS e Assurance Maladie e no final do dia compramos nossos celulares na la Cabine T (recomendo fortemente) do Centre Eaton. O ritmo continuou forte e no dia seguinte fui numa feira de empregos com o meu colega Daniel, conhecer como funcionam as coisas, distribuir CV e tentar conversar em inglês e francês. Como Montreal é uma cidade muito pequena, acabei encontrando um colega de Curitiba por lá. A experiência da feira foi boa e decidi começar a disparar CVs pela Internet.
Começamos a procurar apartamentos 4 1/2 no centro, mas depois de muito bate perna, ligações e decepções, acabamos mudando o target para Île-des-Soeurs, que é um lugar simplesmente maravilhoso. Mesmo tendo muitos apartamentos em Île-des-Soeurs, foi um pouco difícil achar um apartamento que gostássemos. Mas com paciência tudo se resolve e acabamos encontrando o nosso cantinho. Como não tínhamos renda ou histórico de crédito, pagamos 3 meses de aluguel adiantados e nos mudamos no dia 01/05 para o apartamento. Com o apartamento alugado começamos a correr atrás de serviços de internet e TV (Bell), energia (HydroQuébec), móveis (Ikea), eletrônicos (FutureShop) e diversos (Canadian Tire, Zellers, Dollorama, supermercados). A odisséia de preparar a casa é infindável.
Já devidamente estabelecidos, fizemos a inscrição do nosso filho na escola primária da ilha, que fica a uma quadra de distância. No dia 05/05 o Rê foi para a escola pela primeira vez e graças a Deus ele gostou bastante de lá. As coisas que mais estranhamos na escola foram: o horário, o esquema das refeições e a falta de contato direto com o professor.
Ainda no primeiro mês consegui tirar a carteira de motorista e fazer um bom número de entrevistas por telefone.
Eu achava que indo em Abril eu escaparia do frio e da neve, mas acabamos passando um pouco de frio e pegando um dia de neve fora de época.
Segundo Mês
O primeiro mês é para arrumar a casa, e no segundo a rotina começa a ser estabelecida. Criança indo para escola todo dia, procura de emprego via Internet, compras de pequenos itens, descoberta dos programas na TV, passeios e explorações pelo bairro e cidade. As coisas vão se acalmando e o dinheiro vai sumindo. hehehehe
Mais entrevistas por telefone, algumas entrevistas nas empresas, 2a visita ao MICC para verificar como está a busca por emprego, tentativa frustrada de financiar um carro (sem renda não rola) e muitas caminhadas com carrinho de feira até o supermercado.
Finalmente fizemos a avaliação de francês do ministério e fomos enquadrados no bloco 3, mas o começo das aulas infelizmente ficou somente para Agosto.
O Rê fez aniversário no dia 12/05 e no dia 30/05 foi a minha vez. Primeiros aniversários em terras canadenses, longe da familia de sangue, porém perto dos Possebons e Regerts, que são nossa segunda familia.
E assim chegava ao fim o segundo mês, com a copa do mundo se aproximando.
Terceiro Mês
Eu me perguntava se finalmente eu iria assistir todos os jogos da copa do mundo ou se o mundo conspiraria para eu arranjar um emprego antes disso. E foi no dia 09/06 que acabei aceitando uma oferta de trabalho na área de TI.
As coisas se desenvolveram rapidamente e na próxima 2a feira, 14/06, começo a minha experiência canadense.
Por enquanto é isso aí pessoal.....