quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Entrevista

Embora nossa entrevista fosse às 10hs da 4ª feira, chegamos na 3ª feira após o almoço para evitarmos possíveis problemas e fazermos um reconhecimento do território.

Ficamos hospedados no Hotel The Time Othon e recomendo o mesmo, juntamente com o Hotel Quality, devido a sua proximidade ao BIQ e ao Consulado do Canadá.

Neste mapa dá para se ter uma idéia das distâncias.

O dia da entrevista começou cedo para nós. Minha esposa acordou às 4:30 e voltou a dormir, depois levantou às 5:30 para correr na esteira do hotel.... Eu acordei às 6:00 e fiquei rolando na cama até a hora de descermos para tomar café, por volta de 7:40.

Não pude aproveitar muito o café da manhã pois o meu estômago parecia não ter esquecido o que se passaria logo em breve, a bendita entrevista.

Subimos para o quarto novamente, vimos um pouco de TV, tomei banho e começamos a nos arrumar por volta das 9:00. Às 9:30 já estávamos no prédio do BIQ e umas 9:35 já estávamos na sala de espera. Enquanto minha esposa lia suas anotações de francês, eu repetia o mantra goosfraba para me acalmar e assistia o DVD de um festival de música quebecoise que passava na sala de espera.

Após infindáveis minutos o Jeison e Susana saíram da sala de entrevista sorridentes e nós começamos a imaginar quando a Mme Sylvaine iria nos chamar. Acredito que pontualmente às 10hs ela nos chamou e nós entramos na sala.

Ela elogiou a capa do nosso dossiê de imigração e explicou superficialmente como seria a entrevista e que o objetivo principal era nos conhecer e verificar nossa documentação. Ela comentou que as pessoas atualmente lêem muitos blogs e já chegam com muitas informações sobre a entrevista e o entrevistador. Comentei que ela já era muito famosa, e ela riu.

Em seguida ela pediu nossos passaportes, certidão de casamento e meus diplomas da graduação e pós, juntamente com o histórico. Quando ela viu o passaporte do nosso filho ela riu pois na foto ele está bem engraçado, com um sorriso Colgate. Ela perguntou com o que eu iria trabalhar no Québec, se conhecíamos outras cidades além de Montreal. Falei de Québec, Trois-Rivières, Sherbrooke e Gatineau. Não sei porque, mas quando falei Sherbrooke ela soltou um “Ahhhh”. Ela pediu minha carteira de trabalho e para mostrar as provas / páginas que compravavam meu histórico profissional. Perguntou sobre o mercado de trabalho e eu falei que haviam várias vagas. Ela comentou que existem várias vagas mas muitos candidatos e que certificações são importantes. Comentei que tenho uma certificação CISCO e irei estudar para obter outras certificações. Ela pediu para mostrar as vagas que tinha pesquisado e me perguntou qual era a minha preferida e se eu tinha todos os requisitos. Falei que não tinha uma preferida e que preenchia a maioria dos requisitos, faltando apenas conhecimentos em Novell. Ela falou que Novell é muito utilizado no Québec e que eu deveria estudar sobre o assunto se pretendo obter um emprego por lá. Esta parte foi a mais tensa para mim, mas a simpatia e bom humor da Mme Sylvaine me ajudaram a relaxar e passar por este momento. Ela perguntou se eu falava inglês e onde tinha aprendido, expliquei com pouco de dificuldade porque impressionantemente as palavras em francês vinham atropelando meus pensamentos anglophones.

Passada a sabatina inicial no requerente principal a Mme Sylvaine se voltou para a minha esposa e pediu que ela mostrasse seus diplomas e comprovantes de experiência. Ao ver o diploma de médica veterinária da minha esposa ela comentou que não entendia por que ela estava trabalhando como vendedora. Minha esposa explicou que havia largado a sua carreira para se dedicar ao filho, mas que iria trabalhar como veterinário no QC após obter o permis da ordem dos veterinários. Mme Sylvaine comentou que as mães que largam sua vida profissional para cuidar dos filhos são bobas, e que as crianças não precisam disto. Como minha esposa trabalha em uma joalheira, a entrevistadora perguntou qual era sua pedra preferida e que explicasse por que utilizando uma frase.... (duhhh!). Graças a Deus minha esposa respondeu certinho e a entrevista avançou para a fase final.

Conversamos um pouco sobre onde gostaríamos de morar, preço de aluguel, agito versus tranqüilidade, Common Auto e após algum tempo ela disse que nos tínhamos sido aprovados. Ueba e Ufa! Um grande peso saiu de nossas costas e ficamos esperando a impressão dos CSQs. Ela imprimiu os CSQs, assinou e entregou toda a papelada juntamente com o guia Apprendre le Québec e o panfleto sobre a francisação en ligne. Agradecemos a Mme Sylvaine e quando saímos da sala de entrevista já era 11hs. Pelo jeito fomos aprovados como francophones pois há um F em Connaissances linguistiques, e no CSQ do nosso filho um NF. :-)

Como o consulado geral do Canadá só aceita a entrega do pedido de visto até às 11hs resolvemos aproveitar e aguardar a reabertura às 15hs para entregar nosso processo federal.

A Mme Sylvaine é muito simpática e bem humorada. Apesar de todo o stress, nervosismo, dor de barriga, suadeira, etc., ela nos ajudou a relaxar, lembrando que o objetivo da entrevista é mais um encontro do que uma prova.

Espero que este relato possa ajudar as próximas pessoas, que assim como eu liam todos os relatos de entrevista em busca de mais informações e conforto ao saber que o entrevistador é simpático e bem humorado.

À bientôt!

Paulo

7 comentários:

  1. Pois é Paulo,

    Nem pudemos conversar muito, estávamos anestesiados aquela hora... Vou fazer nosso relato agora, e já posto para vocês...

    Abçs e parabéns !!
    Ps.: Sua esposa não estava na sala de espera quando saímos, estava ?? Pois juro que só vi você !!! Abçs

    Jeison e Susana

    ResponderExcluir
  2. Parabéns de novo, hehe...
    O cara tem um blog e nem avisa pros amigos!!!!! De qualquer forma, já tá linkado lá no meu, hehehehe.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Jeison,

    Minha esposa tinha ido no banheiro. :-)
    Quando ela saiu do banheiro vcs já estavam saindo do BIQ.... ela viu vcs mas vcs não a viram.

    ResponderExcluir
  5. TAZ,
    Obrigado pelos parabéns. O meu blog é mais para registro pessoal do que para informação, então nem contei sobre ele.
    Legal é o seu blog, o do Jeison que ajudam bastante as pessoas. Para o processo federal o meu guia principal foi o Contando os Passos.
    Valeu pelos parabens e continue alimentando o seu blog, pois ele é muito importante!

    ResponderExcluir